quarta-feira, 2 de julho de 2008

A realização de um sonho: Concerto de Celine Dion

Celine a cantar Taking Chances

Como já tinha referido noutras entradas deste blog, fui a Praga para ver Celine Dion. Há cerca de 15 anos que esperava por este momento. Estive tentado em ir a Las Vegas ver o seu grande show "A new day..." mas acabei por nunca ir. Agora com este novo álbum Taking Chances, está a ser realizada uma tour mundial que se iniciou em Fevereiro na África do Sul e vai terminar em Fevereiro do próximo ano no Canadá.

Celine a cantar de Power of love

Esteve mesmo para passar por Portugal, até foi agendada uma data, mas depois, como a produção deste concerto era muito cara, as negociações foram abaixo. Mas eu não podia perder esta oportunidade! Este último álbum é magnífico e iriam ser cantadas músicas que fazem parte da minha juventude, que me têm acompanhado desde sempre. Então lá comprei os bilhetes para o grande concerto de Celine Dion em Praga no dia 26 de Junho de 2008.

Celine a cantar e a dançar Eyes on me

Esperava estar mais eufórico, mais ansioso, mas as circunstâncias presentes não me libertaram. Queria tanto estar feliz neste dia em que um sonho se iria tornar realidade, queria que tivesse acontecido numa outra altura, queria tanto estar acompanhado da pessoa que eu mais amo nesta vida, partilhar este grande momento que vai ficar marcado para sempre. Mas...

Celine num dos seus berros

Por volta das 19h.15m lá fomos apanhar o metro! Este estava a abarrotar e fomos tipo sardinha enlatada checa. A sorte é que eram apenas 4 estações, embora a viagem pareceu-me uma eternidade. Quando chegámos cá fora, ali estava a famosa O2 Arena de Praga, muito parecida ao Pavilhão Atlântico. Haviam milhares de pessoas. Fomos para a fila para entrar e esperámos alguns minutos, para depois barrarem-nos a entrada porque as máquinas fotográficas não podiam entrar. Lá saímos da fila e fomos ao red car, que tinha uma outra fila enorme e que não andava. Depositámos lá as máquinas e pagámos 100Kc, que não são devolvidos (já me tinha acontecido o mesmo em Paris e não se pagava nada). Voltámos para a fila de entrada que estava muito maior. Perto das 20h lá entrámos. Fomos para os nossos lugares, que até eram relativamente perto do palco. O palco era enorme e estava localizado no centro da Arena e o público estava todo à volta.

Celine a cantar I' ve got the music in me

Celine a cantar It's a man's world

Por volta das 20h.15m começou a primeira parte que demorou 30 minutos. Era uma cantora checa, que não faço a mínima ideia quem era. Contudo o público vibrou com ela.


I drove all night

A hora aproximava-se e alguma excitação começava a fazer-se notar. Por volta das 21h as luzes apagaram-se. O cubo gigante formado por ecrãs desceu do tecto. Começaram a passar imagens da carreira da Celine e desta digressão ao som de um remix da música I drove all night com outras famosas dela. O cubo levanta e lá estava ela. Foi aí que tive consciência, Pedro é ela. Finalmente Celine Dion ao vivo. Cairam algumas lágrimas (porque sou uma merda e emociono-me facilmente) de felicidade e de tristeza. Era aquele momento em que eu olharia para ti, dávamos as mãos e davas-me apoio (como em Paris). Seria magnifico ter partilhado este grande momento contigo.
A Celine virou-se para todos os lados da plateia e agradeceu, fez umas palhacices tipo lutador de boxe e gritou uma frase em checo que os deixou eufóricos. E depois começou a cantar I drove all
night.

It's all coming back to me now; Because you loved me;
To love you more


Foi um concerto magnífico, cheio de produção, com bailarinos, uma banda fenomenal, uns coristas geniais, tapetes rolantes , elevadores de onde apareciam e desapareciam os bailarinos, a banda e a Celine, com efeitos de luzes surpreendentes, arranjos musicais soberbos... Foi lindo! Foi o concerto mais espectacular que já assisti. Ela cantou genialmente bem. Esteve sempre muito bem. Dizia piadas e fazia caretas, típico seu.

All by myself

Em termos das músicas que iria ouvir, não houve grandes surpresas porque já sabia tudo. Iriam ser cantadas as músicas mais giras deste novo álbum e grandes êxitos seus do passado, as músicas que me marcaram. A única grande surpresa foi a música The Prayer (com Andre Bocelli a cantar nos vídeos) mas que em compensação saiu Think Twice.

I'm your angel

A primeira vez que o público fica mais eufórico é com a segunda música The Power of Love. Novamente vão ao rubro com o medley It's all coming back to me now/Because you loved me/To love you more. A euforia total é alcançada na música All by myself. O público vibra, canta e dança ao som de I'm alive em versão remix, na parte dedicada aos Queen, na música Love can move mountains e River deep mountain high.

Alone

Um dos momentos grandiosos, e pelo qual eu esperava, foi a música My love. Celine senta-se no piano e começa a cantar a música sózinha, sem nenhum suporte musical. Foi lindo! Depois toca o piano e mais à frente entra o resto da banda. Foi um momento muito especial e com muito significado.

My Love

Alone também esteve muito giro, com ela dentro do cubo e a passarem imagens à sua volta. Outro grande momento foi na única música francesa que cantou (com pena minha, só ter cantado uma), Pour que tu m'aimes encore. O público entoava a música. Foi um momento sem palavras. Lembrei-me de ti Fábio e achei que ias adorar estar ali!

Pour que tu m'aimes encore

Na música The Prayer, Celine cantou com a companhia de Andrea Bocelli por vídeo, como já tinha referido. Houve um casal de namorados jovem que se levantou e foi para o corredor dançar
agarrados. Que inveja! Que saudades!

The prayer

River deep, mountain high

E no fim foi o momento, o único, o brilhante, aquele pelo qual eu esperava, aquele que queremos a pessoa mais especial junto de nós. Estava tudo escuro, o cubo desceu um pouco. E começaram a passar as imagens românticas do Titanic com um som de fundo de embalar. Foi lindo! A Celine apareceu no elevador. Este subiu. Ficou elevada, com umas luzes à volta tipo velas e um efeito de outras luzes que transformou o momento em algo que é impossível de explicar, só estando lá. My heart will go on! Foi a última música, a mais esperada, a mais linda, a que mais mexe comigo, a que mais significado tem para mim! (Avó, é sempre de ti que me lembro quando a oiço, das tuas últimas palavras). Inês dedico-te esta música, "and you're here in my heart... you are safe in my heart."

My heart will go on

Every night in my dreams
I see you, I feel you
That is how I know you go on
Far across the distance
And spaces between us
You have come to show you go on

Near, far, wherever you are
I believe that the heart does go on
Once more you open the door
And you're here in my heart
And my heart will go on and on

Love can touch us one time
And last for a lifetime
And never let go till we're one
Love was when I loved you
One true time I hold to
In my life we'll always go on

Near, far, wherever you are
I believe that the heart does go on
Once more you open the door
And you're here in my heart
And my heart will go on and on

You're here, there's nothing I fear
And I know that my heart will go on
We'll stay forever this way
You are safe in my heart
And my heart will go on and on


Valeu mesmo muito a pena ter ido novamente a Praga! Foi a realização de um sonho! Foi lindo! Foi memorável. Vai ficar para sempre cá dentro. São aqueles momentos inesquecíveis! São aqueles momentos em que eu te queria lá! São aqueles momentos especiais e que seriam perfeitos contigo! Talvez num próximo...

A lista completa das músicas do concerto foi:

Part 1
Intro: I drove all night
I drove all night
The power of love
Taking Chances
It's all coming back to me now
Because you loved me
To love you more

Part 2
Intro: Latin music
Eyes on me
All by myself

Part 3
Intro: disco music
I´m alive
Shadow of love
Fade away
I'm your angel
Alone
My love
The prayer
Pour que tu m'aimes encore
We will rock you
The show must go on

Part 4
Soul man (coristas)
Lady marmalade (coristas)
Respect (coristas)
I've got the music in me
It's a man's world
Love can move mountains

Part 5
River deep, mountain high

Part 6
Intro: Sounds of Titanic movie
My heart will go on


Celine a cantar My heart will go on

Celine na despedida

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá, o meu nome é Liliana e o meu sonho é ir ver a celine Dion, estive para ir o ano passado a sudney mas não consegui companhia.... fases ideia se existe a infama probabilidade de saber se ela virá a Portugal, ou as datas dos concertos seguintes...? deixo o meu Email: lilianabarbosa@hotmail.com

Obrigada
LB