quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Porto... Uma cidade de rituais!

O Rio Douro e toda a sua beleza!


Zona da Ribeira, do lado de lá Gaia
e as Caves do Vinho do Porto


E para finalizar estas férias fui passar um fim-de-semana ao Porto. O pretexto desta visita foram as Noites Ritual que se realizam nos Jardins do Palácio de Cristal, todos os anos. Já conhecia o Porto, mas de uma visita rápida de um dia. Agora fui com mais calma e pude rever locais, conhecer outros, recordar sensações e lembranças boas e divertir-me, coisa que já não fazia há muito tempo.

Junto à Ponte da Arrábida!

Ponte D.Luís!
Onde a beleza e a saudade se misturam...


O Porto é uma cidade lindíssima e com muito encanto. A zona da Ribeirinha é fabulosa, o rio Douro, as pontes, a Ponte D.Luís que nos leva até Paris e à Torre Eiffel, a Torre dos Clérigos, a

Ribeira, depois de uma francesinha.

Torre dos Clérigos!


zona da sé e a sua vista, a Avenida dos Aliados que me faz lembrar avenidas de Vienna, de Praga,

Câmara Municipal, na Avenida dos Aliados!

Avenida dos Aliados

de Madrid e tantas outras cidades por esta Europa fora, Matosinhos e a sua praia...

Praia de Matosinhos!

Matosinhos é óptimo para caminhar,
correr, patinar, surfar...


O tempo não esteve mal, excepto no Sábado em que caíram alguns chuviscos. Foi bom voltar a esta cidade. Foi bom recordar alguns momentos já ali passados. Em alguns momentos devo ter sido um pouco chato porque chegávamos a uma rua e eu dizia "Olha estive aqui com ...", fomos almoçar a um restaurante "Olha foi aqui que também vim almoçar com...", e "olha...", "olha...", "olha..."... Mas também tive de aguentar o meu irmão e a sua nova tara que é apreciar as vistas adolescentes (se é que me faço entender, LOL).
Voltei a andar de metro, mas desculpem lá, aquilo não passa de um eléctrico, voltei a andar de funicular, voltei a atravessar a Ponte D.Luís e a maravilhar-me com a vista que ela propicia. Foi

Funicular dos Guindais!

Sé do Porto!

Ponte D.Luís vista do lado de Gaia!

A vista é deslumbrante e as memórias são marcantes!

É lindo!
O Douro e as suas águas carregadas de saudade!


aqui onde mais pensei em ti e nos nossos momentos bons e nas saudades que tenho de ti.

Casa da Música!

Voltei a Casa da Música (que sinceramente não gosto da sua arquitectura) e à Avenida da Boavista. Também fomos a Gaia e ao El Corte Ingles (maior que o de Lisboa). Tive oportunidade de conhecer a Diana Chaves (LOL) que estava a dar uma sessão de autógrafos. Bem! Sem palavras! Como disse o meu irmão "É podre de boa!"

Nas Noites Ritual!


As noites estiveram muitos agradáveis! Na Sexta lá fomos para os Jardins do Palácio de Cristal, assistir à primeira noite das Noites Ritual. O concerto esperado era o do Tiago Bettencourt e Mantha, que foi o segundo. Assistimos ao primeiro, os Micro Audio Slave, e ouvimos apenas duas músicas do último, Sam the Kid (desculpem lá, mas de facto não aprecio).

Rita Redshoes

Rita Redshoes

Na segunda noite, era a mais aguardada por mim. Começou com o meu concerto, Rita Redshoes. Esteve muito bem, apesar da sua timidez. Foi bom ouvir aquelas músicas que me dão tanta calma e paz de espírito, que me fazem entrar num outro mundo, numa outra realidade. Choose Love e Dream on Girl continuam a ser as minhas preferidas.


Choose Love!

"Tell me please what do you feel
Do I have to save your soul?"


Dream on girl!

"I can find
Your dreams tonight
And make your lover come back home
...
I'll choose the best place for you sleep
Come back to see the day you lost your heart
and odd your hopes
...
I can wait for you to
Live a life with no hopes"



Hey Tom!

"So come on run with me
I want to set you free
I need you to be strong
...
Do you know
For how long
Am I loving you?
...
I want to make you smile
I want to close your eyes
But I don't have the strength
So come on run with me
I will not set you free
I need you to...
...
Leave me, feed me, love me, want me
Take me to another place..."

O segundo concerto, Linda Martin, também não assistimos porque não apreciámos. Mas havia alternativas, uma feirinha para visitar, outros palcos...

Buraka Som Sistema!

O último concerto: Buraka Som Sistema. Só conhecia duas músicas e tínhamos curiosidade para ver quem eram e como era o espectáculo. Bem, foi mesmo um espectáculo. As músicas não têm qualquer conteúdo mas o som é genial! E o que eles dizem é de partir o coco a rir. Há muito tempo que não me divertia assim e há muito tempo que não dançava e pulava. Foi uma euforia total, por todos os milhares de pessoas que estavam lá. Estava tudo doido! Bem, as mulheres estavam nas sete quintas, como se costuma dizer. Abanar o rabo é o que elas mais adoram fazer.


O novo single dos Buraka!

Os Buraka, porque são da Buraca, quando soube há uns tempos atrás chorei a rir, disseram umas expressões muito fortes, com muito conteúdo tipo "Isto é um caralho, vocês são do caralho", "Cocozuda" (enquanto olhavam para o rabo enorme de uma dançarina do grupo). Algumas músicas tinham piada como "Vai chamar a mãe pra vir lavar a loiça". A euforia foi total nos seu dois grandes sucessos "Yah!" e "Wa waba (quem é aquela mulher)". E mais, fazemos parte do videoclip do seu novo single que foi filmado ali, bem que orgulho (LOL). A música final era muito gira e tinha muito conteúdo. Vou aqui escrever a sua letra, porque merece: "1, 2, 3, filha da puta. 1, 2, 3, filha da puta. 1, 2, 3, filha da puta... " "Xau, iá! Xau, iá! Xau, iá!" Bem que espectáculo. Foi mesmo divertido.
Descobrimos por acaso um restaurante churrasqueira mesmo junto do Palácio de Cristal, fenomenal. Chama-se Assador Tipico 1. É enorme, está sempre cheio de gente e tem uma qualidade excepcional e muito barato. Que espectáculo. Só não há nada disso aqui em Lisboa!
O Hotel onde estivemos, Hotel Ipanema Park (5*'s), também era muito bom e os pequenos almoços eram maravilhosos.
Foi um passeio excepcional! Correu tudo bem e já não me divertia assim há mesmo muito tempo. Se tiverem oportunidade não deixem de visitar o Porto!

Caves do Vinho do Porto!

Um barco Rabelo com as pipas do Vinho do Porto!

Sem comentários: